Sustentabilidade e trabalho: leis e impactos para o trabalhador

 Por: Assessoria de Comunicação04/06/2025 07h00
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O meio ambiente faz parte de todas as áreas da vida e nós, como sociedade, somos responsáveis por cuidar e preservar os recursos naturais. A ONU estabeleceu uma data para reforçar o alerta: amanhã, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente

O mundo corporativo também faz parte dessa missão. É direito de todo empregado estar em ambientes saudáveis, que incentivem as práticas sustentáveis e, afinal, de acordo com a lei, o que as empresas devem aderir?

Leis e programas que promovem a sustentabilidade no trabalho

Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981): estabelece diretrizes para a preservação, incluindo a obrigatoriedade de licenciamento ambiental para atividades potencialmente poluidoras.

Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010): responsabiliza todos os envolvidos em relação ao ciclo de vida de algum produto. Por exemplo:

  • A empresa que fabrica deve pensar em formas de produzir com menos impacto e facilitar o descarte correto.
  • O comércio deve oferecer alternativas para coleta ou devolução dos produtos usados.
  • O consumidor precisa descartar corretamente o que usou separando o lixo e encaminhando para reciclagem.

Programa Trabalho Sustentável (PTS): é um programa do governo federal que une fiscalização do trabalho e práticas sustentáveis para promover a inclusão e o  trabalho decente, com respeito aos direitos trabalhistas.

Implantar coleta seletiva, incentivar o uso consciente de energia e água, estimular caronas solidárias, promover campanhas internas de conscientização e priorizar fornecedores com condutas sustentáveis são alguns dos exemplos de como as empresas podem contribuir.

Como impacta o trabalhador?

Além de colaborar com a preservação, as práticas sustentáveis no ambiente de trabalho trazem benefícios diretos aos empregados.

  • Ambientes mais saudáveis e seguros: redução de riscos ambientais e melhoria na qualidade do ar e do espaço físico.
  • Maior bem-estar físico e mental: ambientes mais organizados, limpos e com menor poluição sonora ou visual favorecem a concentração, reduzem o estresse e melhoram a qualidade de vida no trabalho.
  • Desenvolvimento pessoal e profissional: adquirir conhecimento com programas de educação ambiental e treinamentos voltados para práticas sustentáveis.

Cuidar do meio ambiente é cuidar do seu espaço laboral, de você e de sua família. Todo empregado merece condições dignas de trabalho, em um ambiente saudável, seguro e responsável. Empresas que adotam práticas sustentáveis promovem bem-estar, respeito e qualidade de vida para quem faz tudo acontecer: as pessoas. Sustentabilidade também é dignidade!

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