Uma iniciativa do Sintibref-PE está ajudando muitas instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas de Pernambuco a regularizarem os compromissos com seus empregados. Com o apoio do sindicato patronal (SINIBREF-INTERESTADUAL), o Sintibref-PE tem convidado instituições para informar sobre pendências envolvendo o cumprimento de itens da Convenção Coletiva de Trabalho, como o recolhimento de benefícios e a realização de homologações de rescisões com mediação do sindicato. Os encontros ocorrem de forma online, sob supervisão da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Os principais objetivos são orientar as instituições, muitas vezes desinformadas acerca de suas obrigações, e propor acordos para quitação dos débitos sem a necessidade de ações judiciais.
Segundo o diretor do Sintibref-PE, Roberth Santos, a iniciativa está trazendo ótimos resultados. “Temos realizado cerca de 10 reuniões virtuais de mediação por mês, com acordos em quase todas”, afirma. Para o diretor, os acordos demonstram a flexibilidade do sindicato em compreender a situação de cada instituição e o bom senso em nome do principal interesse, que é a regularização da situação. “A via judicial é sempre a última alternativa, mais desgastante para todos. Nosso maior esforço é em compreender a realidade de cada instituição e garantir que, daqui para frente, a entidade vai cumprir com o que foi determinado na Convenção Coletiva, preservando os direitos conquistados pelos trabalhadores”, explica ele.
Com abrangência em todo o estado, o Sintibref-PE sabe que ainda há muitas instituições a serem contactadas e orientadas. Por isso, seguiremos nessa jornada para que, uma por uma, as entidades que empregam nossos representados conheçam suas obrigações e ofereçam a seus empregados o que lhes é de direito: plano odontológico, assistências, seguros e homologações assistidas, permitindo-lhes trabalhar com segurança e tranquilidade. Afinal, essa foi a missão que assumimos desde a fundação do sindicato. Com o apoio dos trabalhadores da categoria, continuaremos avançando.
Caso você queira sugerir um encontro entre o sindicato e a instituição onde trabalha, entre em contato.