Nos módulos anteriores desta série sobre Educação Financeira, falamos sobre nossa relação com dinheiro, orçamento pessoal, uso de crédito, administração das dívidas e consumo planejado e consciente. A partir desse post, vamos abordar poupança e investimentos.
POR QUE POUPAR?
Ao poupar, você acumula valores financeiros no presente para serem utilizados no futuro. Os valores poupados e investidos poderão fazer uma diferença significativa na qualidade de vida do poupador no futuro.
São vários os motivos para poupar: precaver-se diante de situações inesperadas, preparar para aposentar-se, realizar sonhos etc. Apresentamos nesta série algumas estratégias para que você atinja seu objetivo de poupar. Entre elas, falamos da importância de elaborar um orçamento, de ser um consumidor consciente, de utilizar o crédito de forma responsável e os juros a seu favor. Trata-se de estabelecer prioridades. Ao fazer isso, torna-se muito mais fácil incorporar o hábito de poupar.
POUPANÇA E INVESTIMENTO
Já vimos que poupança é a diferença entre as receitas e as despesas, ou seja, entre tudo que ganhamos e tudo que gastamos.
E investimento? Investimento é a aplicação dos recursos que poupamos, com a expectativa de obtermos uma remuneração por essa aplicação. Essa aplicação pode ser em uma conta de poupança ou em outra modalidade de investimento, entre os vários disponíveis no mercado.
No próximo post, vamos apresentar três conceitos fundamentais para se falar de investimento: LIQUIDEZ, RISCO e RENTABILIDADE. Fique ligado!
Fonte: Banco Central do Brasil