Não é pelo fato de não termos total controle sobre as situações da vida que somos totalmente impotentes diante delas. Não temos condições de saber se e quando nosso automóvel será furtado, ou se ficaremos doentes, mas podemos tomar medidas para minimizar essas possibilidades.
Agir preventivamente consiste em tomar atitudes que coíbam, dificultem e/ou minimizem as chances de que um evento indesejado ocorra.
Imagine que você tenha um carro. O que você poderia fazer para reduzir a possibilidade de furto? Não parar em locais isolados e instalar dispositivos antifurto, por exemplo.
E o que fazer para evitar problemas com o cartão de crédito? Algumas dicas seriam jamais emprestá-lo, cuidar do sigilo da senha, ter antivírus e firewall no computador etc.
Outra forma de nos prepararmos para imprevistos é por meio da CONTRATAÇÃO DE SEGUROS.
Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), seguro é um contrato pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar a outra pela ocorrência de determinados eventos ou por eventuais prejuízos previstos nas condições contratuais.
Os elementos de um contrato de seguro são:
- Risco: evento aleatório
- Segurado: pessoa interessada no bem exposto ao risco
- Segurador: instituição que assume a responsabilidade pelos pagamentos de indenizações
- Prêmio: pagamento efetuado pelo segurado ao segurador
- Indenização: pagamento dos prejuízos decorrentes de um sinistro coberto
Vários são os motivos para se contratar um seguro: obter tranquilidade, evitar prejuízos maiores do que o seu orçamento possa suportar, complementar as medidas de redução de riscos...
Cuidados na contratação de seguros:
- Compare preços. Tome o cuidado de comparar produtos com as mesmas características, como cobertura e valor do prêmio do seguro.
- Leia atentamente o contrato, prestando atenção às cláusulas referentes à garantia e aos riscos excluídos da cobertura do seguro.
- Não minta nem omita informações solicitadas pelo contrato.
- Consulte a Susep. Lá você encontra informações valiosas para realizar uma boa contratação de seguros.
Próximo post: PLANEJANDO A APOSENTADORIA
Fonte: Banco Central do Brasil