As eleições municipais se aproximam marcando um dos momentos mais importantes para o povo: a oportunidade de exercer a democracia por meio do poder do voto. Hoje, Dia Internacional da Democracia, lembramos que o ato de votar vai além de um direito de todo brasileiro, é na verdade uma conquista.
A origem é antiga, datada da Grécia, com objetivo de implantar uma forma de governo que cuidasse dos interesses coletivos. A própria palavra vem do vocabulário grego: demos (povo) e kratos (poder). Mesmo com a ideia central de união dos pedidos populares, a princípio somente homens maiores de idade e de Atenas eram considerados cidadãos, excluindo as mulheres, os escravizados e os estrangeiros.
O cenário só mudou a partir de 1789, especialmente com a Revolução Francesa, originando os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade que, ainda sim seguia forma restrita, concentrando o poder nos homens. As mulheres só conseguiram o poder do voto a partir de 1893, com a liberação na Nova Zelândia. Em terras brasileiras, somente em 1932.
No Brasil, entre 1894 e 1930 as eleições presidenciais se resumiam às chapas das oligarquias de Minas Gerais e São Paulo. Em 1964, sofreu um duro golpe militar, que suspendeu a Constituição, fechou o Congresso por alguns períodos e extinguiu a eleição presidencial, retirando o poder de escolha da população. A conquista da volta do regime democrático aconteceu por meio do movimento Diretas Já, mobilizando milhões de pessoas entre 1983 e 1984.
Uma sociedade mais justa e igualitária passa pela sua escolha. A democracia é a garantia de que a sua voz será ouvida, de que seus interesses sejam representados e uma forma de participar da construção de um futuro promissor.
Nas eleições municipais, entenda seu candidato, busque informações e estude as propostas. A gestão está diretamente ligada à sua qualidade de vida e ao seu trabalho, como explicamos aqui.
Exerça seu poder de escolha! Participe da festa da democracia!