Educador Social: sensibilidade e pedagogia pela integração de desassistidos

 Por: Assessoria de Comunicação19/09/2021 00h10
noticia-site-2.png

Hoje, 19 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Educador Social. A data foi criada em homenagem ao educador pernambucano Paulo Freire, patrono da educação brasileira, nascido a 19/09/1921.

O Educador Social utiliza ferramentas pedagógicas para intervir nas problemáticas dos indivíduos, desenvolvendo atividades que visam a promoção e a integração social de pessoas em situação de risco, excluídas ou em vulnerabilidade social.

Segundo a resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nº 01/2013, o trabalho do educador social deve ser organizado em percursos de forma a estimular as trocas culturais e a partilha de vivências, desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade e fortalecer os vínculos familiares, sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.

Em 2009, os educadores e educadoras sociais foram incluídos na Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego. No entanto, a regulamentação da profissão ainda tramita na Câmara dos Deputados por meio de dois projetos de lei (2676/19 e 2941/19).

Muitos empregados da categoria são educadores sociais. A todos, o reconhecimento do Seibref-PE pela grandiosidade do trabalho desenvolvido. O olhar sensível, o senso de inclusão, a missão de transformar a sociedade – tudo isso faz da atuação de vocês primordial para sonharmos com um país mais justo, que respeita, assiste e busca dar dignidade aos mais vulneráveis. Parabéns! Feliz Dia do Educador Social!

 Siga-nos no Instagram e acompanhe todas as novidades do seu sindicato!

Categoria unida, sindicato forte!

Una-se ao Sintibref-PE e conquiste benefícios exclusivos para sua saúde e economia!

Quero me associar
Atendimento Whatsapp