A aposentadoria é uma nova etapa da vida e hoje, 24 de janeiro, celebramos o Dia do Aposentado.
A melhor forma de comemorar é garantir que os aposentados recebam exatamente aquilo que lhes é de direito. Muitos benefícios passam despercebidos, por isso listamos alguns que você pode ainda não conhecer.
Adicional de 25% na aposentadoria: quem se aposentou por incapacidade permanente (invalidez) e necessita de assistência permanente de outra pessoa (cuidador) tem direito a um acréscimo de 25% no valor do benefício, mesmo que já receba o teto do INSS.
Quitação de imóvel financiado: se você se aposentou por invalidez e possui um imóvel financiado (pelo SFH ou regras similares), a maioria dos contratos de seguro obrigatório prevê a quitação total do saldo devedor.
Isenção de Imposto de Renda (IR): aposentados e pensionistas portadores de doenças graves (como câncer, Parkinson, cardiopatia grave, entre outras) têm direito à isenção total do IR sobre os proventos da aposentadoria.
Saque do FGTS: ao se aposentar, você pode sacar o saldo total do seu Fundo de Garantia. Se continuar trabalhando na mesma empresa, pode sacar os depósitos mensalmente.
Descontos e prioridades: além da meia-entrada em eventos, o Estatuto do Idoso garante a "Super Prioridade" para maiores de 80 anos em processos judiciais e atendimentos de saúde.
As regras para solicitar a aposentadoria mudam anualmente e nós te explicamos o que muda em 2026. Você pode conferir clicando aqui.
Se informar sobre seus direitos faz parte de garantir que eles serão cumpridos conforme a lei. Conte conosco nesta missão!




