Componentes do investimento

 Por: Assessoria de Comunicação02/11/2022 11h00
ef32-2.png

Quem investe tem como objetivo ganhar dinheiro. Para fazer um investimento que atenda a suas necessidades, é importante conhecer as três características dos investimentos: liquidez, risco e rentabilidade.

  • Liquidez: refere-se à capacidade de um artigo ou investimento ser transformado em dinheiro, a qualquer momento e por um preço justo. Por exemplo, o ativo mais líquido que existe é o próprio dinheiro. Fundos de aplicação em renda fixa e caderneta de poupança, com resgate imediato, são considerados produtos com alta liquidez. Já os imóveis, por exemplo, podem levar muito tempo para serem vendidos, sendo considerados investimentos de baixa liquidez.
  • Risco: é a probabilidade de ocorrência de perdas. Quanto maior o risco, maior a probabilidade de o investidor incorrer em perdas. Dependendo do investimento, podemos ganhar ou perder pequenos ou grandes valores. Exemplos de investimentos de menor risco são a caderneta de poupança e o tesouro direto, desde que você fique de posse do título e o desconte na data de seu vencimento, enquanto as ações são consideradas investimentos de maior risco.
  • Rentabilidade: é o retorno, a remuneração do investimento. Quando fazemos um investimento, temos uma expectativa de rentabilidade que pode se concretizar ou não. Em geral, quanto maior a rentabilidade prometida, maior o risco de perder a quantia aplicada. Em outras palavras, o que ganhamos em segurança perdemos em rentabilidade e vice-versa. Então, antes de escolher, compare a rentabilidade prometida com a média do mercado e desconfie de promessas muito boas.

No próximo post, vamos falar sobre PERFIS DE RISCO. Continue acompanhando!

 

Fonte: Banco Central do Brasil

 Siga-nos no Instagram e acompanhe todas as novidades do seu sindicato!

Categoria unida, sindicato forte!

Una-se ao Sintibref-PE e conquiste benefícios exclusivos para sua saúde e economia!

Quero me associar
Atendimento Whatsapp