Infância: um dos momentos mais valiosos da vida. É quando somos livres para entrar no mundo da imaginação e viver o melhor que nossa mente pode alcançar. Esta fase marcante para qualquer criança deve ser protegida e, hoje, 12 de junho, é Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, uma data que reforça a necessidade da garantia de segurança para os pequenos.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define trabalho infantil como aquele que é perigoso e prejudicial à saúde e ao desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2023 havia 1.852 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade que trabalhavam em atividades econômicas ou na produção para o próprio consumo. Do total, 1.607 milhão estavam em situação de trabalho infantil.
12 de junho é um chamado à ação por um futuro em que todas as crianças tenham seus direitos garantidos. Combater o problema é responsabilidade de todos. O Sintibref-PE atua firmemente nessa missão, compondo frentes de defesa de crianças e adolescentes nos cenários nacional, estadual e municipal.
Você também pode ajudar! Caso saiba de algum caso de trabalho infantil, denuncie!
- Disque 100
- Acesse o site do Sistema Ipê Trabalho Infantil
- Faça uma denúncia online pelo portal do Ministério Público do Trabalho (MPT)
- Entre em contato com o Conselho Tutelar mais próximo